top of page
Buscar

Leia Emília Nuñez

Brasileira, baiana e escritora de livros para as infâncias, Emília Nuñez é a indicação do projeto Leia mulheres escritoras de literatura infantil dessa semana.


Nascida em Salvador, Bahia, a escritora contemporânea Emília Nuñez coleciona um total de 22 publicações e suas principais obras são: seu best-seller "A Menina da Cabeça Quadrada", "Doçura", que foi vencedor do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Infantil, recebeu o selo altamente recomendável da FNLIJ e o Prêmio FNLIJ 2023 de melhor livro imagem e o Selo Distinção Cátedra 10 pela Unesco e Puc Rio e "Brincar de Livro" que recebeu Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Emília é sócia da editora Tibi Livros.

A autora idealizadora do projeto Mãe que lê , em postagens e uma coletânea de entrevistas, marca uma forte relação com a Literatura Infantil a partir de sua vivência na maternidade, responsável por uma transição de carreira, já que a escritora é formada em Direito pela UFBA.

Certamente essa relação atravessa a obra de Emília, os dois livros que conheci da autora Brincar de Livro e Doçura, são livros afetivos que colocam o livro como objeto central no cotidiano de crianças que ultrapassam ( e muito) os limites do utilitarismo do livro que infelizmente insitem em persistir. É uma escrita de quem observa a potência do livro na mão de uma criança que ao ressignificá-lo propõe transformação.

Uma escritora que certamente precisa fazer parte da sua estante, uma escrita que sensibiliza e humaniza .

 
 
 

Comments


bottom of page